Quer conhecer mais sobre a franquia Outback e se a marca trabalha com franqueados ou sócios? Conheça toda a história e fique por dentro de tudo!
A marca Outback pode ser a escolha ideal para investidores interessados em ampliar a sua carteira de investimento, pois é um negócio bastante lucrativo e em ampla expansão no país.
A rede, que traz a gastronomia australiana, conquista cada vez mais clientes pelo mundo, não somente pelo preparo de seus pratos, mas pelo excelente atendimento e uma experiência diferenciada ao cliente.
Franquia Outback: qual a história por trás desse sucesso mundial?
Embora a culinária do Outback seja toda inspirada na gastronomia australiana, a marca nasceu nos EUA.
Tudo começou em 1988, quando 4 empresários da Flórida, Estados Unidos, decidiram criar um restaurante diferente dos padrões da época.
Eram eles: Chris T. Sullivan, Robert D. Basham, Tim Gannon e Trudy Cooper.
Na época, o filme Crocodilo Dundee estava em alta. Esse filme fez a cultura australiana ter muito destaque nos EUA.
Por conta do desenvolvimento de toda temática do filme, surgiu a ideia dos 4 empresários em desenvolver um restaurante inspirado no país do canguru.
O nome Outback refere-se a forma que os australianos chamam o interior árido da Austrália. A utilização de luz levemente alaranjada é para fazer referência ao pôr-do-sol.
Cada detalhe foi pensado para fazer o cliente imergir na cultura australiana e sentir a experiência como uma viagem ao país.
Franquia Outback: como está hoje em dia e como funciona o negócio?
Hoje em dia, são mais de 1000 restaurantes da rede espalhados em mais de 23 países, sendo os EUA a casa da maioria.
De acordo com especialistas da economia, estima-se que a receita obtida pela marca gira em torno de 4 bilhões de dólares por ano.
No Brasil, podemos encontrar mais de 135 restaurantes da rede presentes em mais de 55 cidades e 17 estados.
A marca atribui o seu sucesso aos famosos do cardápio que são: a Bloomin’ Onion, a icônica cebola gigante dourada em formato de flor, e cortes de carnes especiais e super saborosos.
O primeiro restaurante no Brasil foi no Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, em 1997.
O Outback tem seu próprio modelo de negócio, pois não trabalha com o sistema de franquias e sim de sócios.
Há um processo que é realizado internamente para a abertura de um novo restaurante.
Esse processo envolve um sócio com larga experiência em varejo e setores ligados à hospitalidade.
Além disso, o Outback busca por sócios que tenham o perfil empreendedor e capacidade de liderança.
A rede oferece um plano de carreira excelente para seus funcionários. Esse plano é comprovado em números, pois 85% dos sócios-proprietários dos restaurantes brasileiros são funcionários que começaram no Outback trabalhando no atendimento ou na cozinha.
No site da rede, é possível declarar o seu interesse em se tornar um sócio, basta enviar um currículo.
Como dissemos anteriormente, esse modelo de negócio não se enquadra no franchising, é mais conhecido por “expansão de rede” ou joint venture.
Da mesma forma que o interessado em abrir um restaurante Outback não será dono do restaurante e sim um sócio da rede.
É um processo seletivo rigoroso para avaliar os candidatos e fazer a avaliação de perfil.
Não há um valor de investimento para abrir um restaurante Outback, pois o investidor não estará comprando uma loja própria e sim investindo.
É necessário pagar uma taxa para se tornar sócio da rede, mas os detalhes e valores finais são passados ao candidato após entrar em contato com a rede e demonstrar interesse.
O sucesso que não para de crescer!
A operação no Brasil é reconhecida pela matriz americana como uma das mais rentáveis no mundo.
Isso porque os restaurantes atraem e fidelizam milhares de clientes anualmente.
Para ter ideia: dos 10 restaurantes mais rentáveis do mundo, 9 estão localizados no Brasil, em que a unidade com maior faturamento do mundo está localizada no Shopping Center Norte, em São Paulo.
Entretanto, o Brasil está em terceiro quanto ao número de restaurantes, ficando atrás apenas dos EUA e da Coreia do Sul.
Se você está decidido em encarar todas as etapas, estude bem a marca e saiba quais são os valores e princípios da rede para alinhar com os seus.
No franchising, o setor de alimentação é o maior e mais lucrativo. Se você quer conhecer mais como funcionam as franquias deste segmento e quais são os modelos de negócio e operação, leia os nossos artigos desse assunto e faça um comparativo com o restaurante Outback.
Agora é com você! Entenda se o seu perfil se encaixa melhor como sócio ou como franqueado e boa sorte no processo.